sábado, 24 de julho de 2010

Um só caminho e seus 10 Mandamentos ...



Salve família, hoje vamos conheçer um movimento  que mas cresçe atualmente dentro do Rap nacional   o  movimento " Um só caminho..." Criado por Valete, mas que foi fundado pelo rapper brasileiro Marechal, que antes de ser um projecto ou uma colectividade é uma filosofia de vida. Confira ai ...


Valete Criador do Movimento Um só caminho ...

Filosofia

         Um só caminho é um estado de espíito , o  sentimento pode estar em  mais de um lugar ao mesmo tempo ,se representando por mas de uma pessoa. imprime a sensação de o  todo ser um e de um ser o  todo.

  Para essa onipresença ser possivel , é preisco confianca, compreensão , continuidade,respeito e , acima de tudo, que um acredite e enxergue a si no outro .a idéia é que fuicione como u m organismo ,onde a cada parte exerce a sua função e o  todo depende e precisa,indispensavelmente, de cada umas delas.

        Um  só caminho  é baseado na filosofia taoista,que propôe a restauraçao do estado pleno de vida e consciência, chamada tao ( caminho). Para isso, utilizam-se vários meio, como as práticas que promovem a boa saúde fisica e mental, o  estudo de clássicos escritos pelos grandes mestres do passado , os métodos misticos para a restauração  da ordem interna e fundamentamente, a meditação , como caminho de autotransformação e elevação espiritual. Assim como o  Bushido , é um  codigo de honra não-escrito. cada pessoa trilha seu próprio caminho,já que esxistem vários caminhos como o caminho da cura  pelo médico , o  caminho  da literatura  pelo poeta ou  escritor, e muitas outras artes e habilidades. Cada qual pratica de acordo com a sua inclinaçao.

   Um  só caminho define, pelo respeito lealdade e disciplina, sem  discipulo e sem hierrarquia, a união desses caminhos em prol de um objetivo único.




Um Só Caminho - os 10 Mandamentos

Servirá certamente para todos os manos que tenham um grande objectivo, um projecto, um caminho. No fundo toda a gente tem um Grande Sonho para a sua vida, mas poucos têm coragem e determinação para desafiar a ordenação burocrática que nos é imposta e que nos põe a todos mórbidos a trabalhar das 9 às 18, a casar e a ter filhos a partir de certa altura.

Foi essa intenção institucional da padronização das nossas vidas que tornou muitos músicos, atletas, escritores, aviadores, dançarinos, actores, pintores, empresários etc em carpinteiros, "operários" de construção civil, de escritório, de restauração, de lojas de pronto-a-vestir etc. Foi essa padronização que tornou gente colorida em 


gente melancólica.


A filosofia "Um Só Caminho" é para guerreiros e sonhadores.


Aqui fica uma Guia para os Sonhadores.


1- Sonha, mas acordado.


Mesmo os sonhadores têm que ter uma dose de realismo. Dificilmente serás piloto de fórmula 1 se fores cego e não tiveres braços. Vê bem as tuas competências, observa bem tudo à tua volta. Convém sempre sonhares ser algo para o qual estás bem preparado e habilitado. O teu caminho será mais fácil se tiveres algumas vantagens sobre os restantes.


2- Não se chega ao tesouro sem mapa.

A organização é um elemento chave para o sucesso. Planeia, organiza-te e executa. Constrói o teu guião, e segue-o. Não há problema se a meio do percurso fores fazendo algumas alterações ao teu guião, desde que sejam para fazer com que chegues mais rápido ao fim do caminho. O importante é teres bem planeado os passos que tens que dar.


3- Não há sucesso sem sacrifício.

Muita gente tem vontade mas pouca gente faz. Muita gente desiste á primeira dificuldade. Dedicação e determinação são fundamentais. O Caminho faz-se a andar, não se faz parado. O Caminho é duro, é difícil, é para guerreiros. Age, mexe-te, faz as coisas acontecer. Preguiça é um pecado mortal.

4- O único fim é a vitória.

Vamos sempre errar, vamos sempre falhar, cair e sangrar a meio do percurso. O caminho é difícil e é preciso perder batalhas para se ganhar a guerra. É preciso errar para se crescer, é preciso cair para se ficar mais forte. Lembra-te que há sempre sol depois da noite. Até à vitória nunca há nada perdido.

5- Roma não se fez em 2 dias.

Tudo demora o seu tempo. A paciência é a maior virtude de todas.. Haverá sempre recuos e atrasos no percurso. Nunca desesperes. O Caminho pode ser longo, pode demorar anos, mas jamais devemos ceder à tentação de desistir.

6- Não há glória sem haters.

A cada pequena vitória terás um batalhão de haters. Uma gota de sucesso traz um oceano de rivais. Vê isso pelo lado positivo. Se fosses insignificante, senão tivesses a fazer bem o teu caminho ninguém te daria importância. A inveja faz parte da natureza do ser humano. Eles invejam-te porque és relevante. Despreza os haters.


7- Na maratona só se abranda para receber água

Terás sempre muita gente a opinar, a criticar, a dar palpites sobre o teu caminho. Ouve só aqueles que te querem dar água. Os que te querem dar água são aqueles que querem que chegues ao fim, são aqueles que te estão a apoiar. Mesmo que te façam criticas, ouve-os, porque fazem-no para o teu bem. Põe só gente que acredita em ti e te quer ajudar à tua volta. Os non-believers só servem para atrapalhar, desmotivam-te, tiram-te o ritmo.

8- Real recognize real

Sê genuíno, sê puro, compete mas não invejes. Reconhece os reais, reconhece os bons e junta-te a eles. Serás sempre mais forte se tiveres junto dos melhores. Aprenderás mais, crescerás mais rápido. Faz o caminho com eles.

9- Vitórias também trazem armadilhas.

Vitórias também trazem fama, trazem glória, bajulação. Se fores homem terás mais mulheres perto de ti. Mantém-te focado, muitos prazeres da vida, tiram-te o ritmo, desviam-te do caminho. Disciplina-te, tem sempre cuidado, porque o tempo não espera por ninguém.

10- Homens Inteligentes arranjam soluções não arranjam problemas.

Grandes homens preocupam-se com coisas importantes. Não te desgastes com fait-divers, com insignificâncias. Problemas virão sempre ter contigo. Resolve-os e evita mais problemas. Deixa o teu caminho livre.



Um só caminho hoje tém seguidores por quase todos o  Brasil, tendo aqui em  Salvador o  grupo Verus2 como principal seguidor baiano, 

É isso ai, Um só negó ...Muita Paz sempre...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Blackitude + Cooperifa = Só Progresso! 3 dias de Poesia com Sérgio Vaz em Salvador.




Maior nome da literatura periférica brasileira, Vaz participa de seminário e recitais aqui em Salvador, de sexta a domingo

O poeta e agitador cultural Sérgio Vaz, fundador da Cooperifa - Cooperativa de Artistas da Periferia participa de três eventos em Salvador neste final de semana. Convidado do Coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia, Vaz falará sobre a experiência transformadora do Sarau da Cooperifa – que acontece semanalmente há seis anos em São Paulo e que tem sido um modelo para várias iniciativas, como o Sarau Bem Black, em Salvador. Ele participa do seminário “O Sarau Literário na Teoria e na Prática” (23/07), do “Sarau Bem Black” (24/07) e do “Sarau Bem Legal” (25/07).
O seminário, que acontece das 17h às 21h na Biblioteca Monteiro Lobato, em Nazaré (23.07) discutirá a força do movimento dos saraus literários que ganha força em todo o país e seus desdobramentos políticos, históricos e acadêmicos. A programação inclui a exibição do documentário Povo Lindo, Povo Inteligente, sobre o sarau da Cooperifa e palestras do próprio Sérgio e dos professores Nelson Maca (Blackitude-UCSal) e Silvio Roberto Oliveira (Teafro-UNEB). Nelson Maca e Sérgio Vaz estão a frente de quatro saraus permanentes: o primeiro comanda o Sarau Bem Black e o sarau Bem
Legal em Salvador; o segundo o Sarau da Cooperifa e o Sarau Rap em São Paulo; já Silvio Roberto falará sua experiência com o ensino das literaturas divergentes nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras.
  
 O último compromisso é o Sarau Bem Legal, domingo, a partir das 10h, também na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) que, com certeza, será um dia emocionante para todos os presentes. Esta é a décima edição do evento, realizado mensalmente em parceria com a BIML e que conta com o grupo residente “Este Tal Recital”. A cada rodada, um escritor nacional é homenageado com um grafite – realizado ao vivo – e com uma seleção de seus poemas. É principalmente para receber esta homenagem que Sérgio Vaz estará na cidade, numa ação conjunta entre a Blackitude e a BIML, com apoio do Proler-BA. Os grafiteiros Fael I e Neuro, dois dos mais reconhecidos da cidade, farão respectivamente o retrato do poeta e um tag do sarau (assinatura).

Programação

1: Quarta feira, 21.07.10 / SARAU 1

Local: Sankofa African Bar

Endereço: Rua Frei Vicente, n;.7 (Ao lado do Olodum)

Horário: das 19h às 22h / Entrada Franca


Sarau Bem Black: Palavras Faladas da Blackitude (19 às 22h )

Com: Iara Nascimento, Luzinha Black Power, Luiza Gata, Nelson Maca, Preta May, Robson Véio, Sandro Sussuarana

Mais: e DJ Joe e Lázaro Erê & Rone Dundum (Opanijé-Rap)

* Microfone aberto aos poetas da platéia


Descrição: O Sarau Bem Black acontece toda quara feira no Sankofa African Bar, no Pelourinho. Apresentado por um grupo de poetas residentes, o evento conta com a participação de poetas convidados. O microfone é aberto à participação da platéia, momento bastante empolgante. A abertura e o fechamento da noite poética são de responsabilidade de um grupo de rap. Tudo isso intermediado por vinhetas e músicas a cargo de um DJ que, a cada semana, homenageia um artista ou grupo da música negra.


2. Sexta feira, 23.07.10 / SEMINÁRIO

Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) – Fone: 3117.1433

Endereço: Praça Almeida Couto - Largo de Nazaré (Em frente ao Bom Preço)

Horário: das 17h às 22h / Custo: R$ 10,00

Inscrições: com representantes da Blackitude ou na BIML (quinta e sexta)

Com certificado de participação


2.1: Filme - “Povo Lindo, Povo Inteligente – O Sarau da Cooperifa” (17h)

De Sérgio Gagliardi e Maurício Falcão / Documentário - DGT Filme – 50 minutos


Sinopse: “Num bar de periferia na zona sul de São Paulo, um grupo de cidadão se reúne toda quarta feira, há mais de seis anos, pra falar e ouvir poesia. Uma estória contada pelos poetas/cidadãos, mostrando o poder de transformação desse evento independente e revelando uma surpreendente produção artística. Um choque de qualidade e um gesto de resistência na cena contemporânea” (Encarte). Obs. A Cooperifa completa 9 anos em outubro de 2010.


2.2: Mesa redonda - Relato de experiências e fundamentação teórica (18:30)

Com: Nelson Maca, Silvio Roberto Oliveira e Sérgio Vaz



Descrição: Conceituação e histórico da poesia divergente e mapeamento das principais estratégias e ações dos saraus do coletivo Blackitude (Bahia) e Cooperifa (São Paulo), seguido de relato sobre experiências acadêmicas com literaturas divergentes na graduação e pós-graduação da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e trajetória poética e de ativismo cultural do mais reconhecido poeta do movimento da literatura periférica atual


Participantes da mesa:

Sérgio Vaz” é poeta e ativista cultural. Desde 2001, coordena o Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), importante movimento cultural paulistano que reúne poetas e a comunidade periférica em torno da literatura e que inspirou uma dezena de saraus pelo Brasil. Ministra oficinas de poesia, palestras. Além de apresentar recitais, também desenvolve o projeto “Poesia contra a violência” o “Sarau Rap”. Silvio Roberto Oliveira é professor da UNEB - Alagoinhas. Defendeu tese de doutorado sobre o poeta Luís Gama. Está frente o núcleo de pesquisa e produção cultural TEAFRO que contam com a presença de alunos da UNEB. No movimento hip hop de Alagoinhas, desenvolve projetos em conjunto com núcleo de comunidade do Barreiro. Nelson Maca é professor de literatura da UCSal e articulador do coletivo Blackitude: Vozes negras da Bahia. É poeta e coordena o Sarau Bem Legal (Infantil) e o Sarau Bem Black.


3. Sábado, 24.07.10 (3 horas) / SARAU 2

Local: Sankofa African Bar

Endereço: Rua Frei Vicente, n;.7 (Ao lado do Olodum)

Horário: das 19h às 22h / Entrada Franca


3.1: Filme - “Povo Lindo, Povo Inteligente – O Sarau da Cooperifa” (19h)

De Sérgio Gagliardi e Maurício Falcão / Documentário - DGT Filme – 50 minutos


3.2: Sarau Bem Black: Palavras Faladas da Blackitude (20h às 22h )

Com: poetas da Blackitude / Participação especial: Sérgio Vaz (Cooperifa-SP)



Descrição: Edição especial do Sarau Bem Black, que acontece toda quara feira no Sankofa African Bar, no Pelourinho. Na edição especial do sarau (24.07), antes dos recitais poéticos, será apresentado o documentário sobre a Cooperifa (SP). Após o filme, os poetas tomam conta da noite, reunindo os poetas residentes e franqueando o microfone aos da platéia; com abertura e fechamento da noite a cargo de um grupo de rap. Tudo isso intermediado por vinhetas e músicas a cargo de um DJ que, a cada semana, homenageia um artista ou grupo da música negra.



4. Domingo, 25.07.10 / SARAU 3

Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) – Fone: 3117.1433


4.1: Grafitagem ao vivo (10h)

Com: Fael I (071 Crew), e Neuro (O’Clan)


Fael I questiona a realidade em que vive. Entre seus personagens se destaca "a vaca", marca registrada das ruas de Salvador. Neuro é um dos grafiteiros destacados na técnica do Tag, assinatura com letras esteticamente originais. É o idealizador do Fanzine Na Lata. O primeiro está responsável pela pintura do poeta Sérgio Vaz; o segundo fará os Tags do Sarau Bem Legal e do Sarau Bem Black.


4.2: Sarau Bem Legal - Homenagem ao Poeta Sérgio Vaz (11h)

Com: Grupo Este Tal Recital (Residente)

Grupo visitante:

Homenageado e Convidado especial: Sérgio Vaz


Descrição: Sarau que acontece todo último domingo do mês na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, reunindo os poetas do grupo residente “Este Tal Recital” que convida, a cada etapa, um grupo infantil de poesia da cidade. A cada mês um poeta é homenageado, tendo seus poemas recitados pelo grupo residente e sua imagem grafitada por artistas de destaque em Salvador




Salvêe Tudo na Paz Família do Rap Baiano ? Bom, o Parceiro Badiga com a Particiapação de Verídico, acabou de Gravar  um som  Inédito, intitulado "JOÃO(PONTO FINAL)",  pra Participar do Projeto, Poesias Imagéticas projeto Criado pelo Artista Plástico João Bosco de Camargo do Rio de Janeiro, Maiores informações sobre João Bosco de Camargo visite o Blog http://jboscocmillen.blogspot.com/  Baixém e Confirám o som ...


"JOÃO(PONTO FINAL)"



Paz sempre pra todos ...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

7º Hip Hop Na Onça


Salve Salve Família ! Infelizmente Nesses Ultimos Dias, tive um Problema Tecnico em  meu Pc,Devido a isso não Pude está Atualizando o Blog constantemente ,  Peço desculpas a Todos, Por esse Contra tempo,  Vamos de evento  no Proximo dia 31 de Julho acontecera no Bairro de Sussuarana o Evento Hip Hop na onça Teremos Seminário com Tema  Morte Casuais ou Plano de exterminio ? Havera Palestras com: Valmir Assunção , Luiz Alberto, Nelson Maca,Carla Akotirene,Serigo São Bernado. Das 14h as 17h 30 Min.



Cotaremos com apresençar dos Grupos :Os Agentes,Opanijé ,Versus2, Otra Vidda ,Tropa Sagaz. Tríplice Aliança, Entre outro...