sábado, 29 de maio de 2010

Blog Olha onde a favela chegou entrevistou o Grupo Fase Ideológica .



Salve Família! Tudo na Paz? Peço desculpas a todos por alguns atrasos nas postagens, mas infelizmente tive um  contra tempo com o fornecimento de minha net mas agora está tudo beleza e estamos voltando a todo vapor Sacá só:

 Grupo de rap da Família STN, o Fase Ideológica, concedeu uma entrevista ao Blog: Olha Onde a Favela Chegou, nos contou sobre os planos para 2010, da experiência de cantar com os parceiros da NósPegaeFaz de Minas Gerais, das parcerias com grupos de outros estados e muito mais. Conferei ai … 


Olha Onde a Favela Chegou- Salve rapaziada, tudo certo? Porque Fase Ideólogica, de onde surgiu a inspiração/idéia para esse nome?
Fase Ideológica diz: Bom, só pra explicar certo!
Fase: Peirodo, processo ;
Ideólogia: Uma idéia ,um ideal que escolhemos para defender.
se somos um grupo, não é só uma cabeça que pensa, são várias, se essas várias cabeças seguem essas idéias, tem o memso ideal, daí “Ideólogica”.
O grupo passou por vários processos de troca de integrantes, um periódo chato mas construtivo, pois entre este processo surgiram muitas criticas negativas, pensamentos destrutivos que passamos, dái”Fase”.
Agora a fase é de crescimento, amadurecimento e conquistas…

Olha Onde a Favela Chegou- Como foi que essa galera entrou no rap, teve influência de alguém, contem um pouco da caminhada de vocês?

Bruno diz: No grupo tem 3 irmãos, então conhecemos o Rap na mesma época, lá em São Paulo, quando escutavamos o grupo RZO,depois veio o Racionais ,De Menos Crime e ai por diante foi só Rap em casa com fitas K-7 e os horários na rádio 102 FM, o famoso Espaço Rap. Ao retornar para Salvador, o Rap estava surgindo com Racionais, até então só eramos ouvintes, em 2002, o movimento estava começando nos bairros próximos, daí em 2008 firmamos com Fase Ideólogica, com o incetivo de e Jorge Bala (Depoimento Criminal) e a primeira oportunidade no Boca do Rap com o Grupo A Febre.

Elias diz: A primeira vez foi em um Lava-Jato, tava rolando Racionais, a música Sobrevivendo no Inferno e daí por diante fui pesquisando outros grupos desde então, mim encontro no mesmo caminho fazendo a música Rap.

Dj Tubara diz: Desde 1999, comecei a conhecer o Rap, quando assistir o clip “Diário de um Detento”  do Racionais Mc´s, tava em uma fase muito loka na minha vida, daí comeceia enxergar a vida de outra forma e a valorizar tudo aquilo que tenho na minha vida, a família principalmente.Daí em 2003 comecei curtindo os grupos de Rap da minha quebrada. Aí então vim conhecendo o Rap e vi o único meio de desabafo das favelas brasileiras e de conscientização de todos.
Olha Onde a Favela Chegou- O que vem a ser o núcleo de Hip Hop Família STN?

Fase Ideológica Diz :Somos uma Família que trabalhamos com conhecimentos,  não só de grupos que vem completando a Família, mas sim de todos que fazem a música Rap acontecer com profissionalismo, trabalhamos com projetos de eventos, reuniões, debates, pesquisas e divulgações com quem seja do Movimento Hip Hop ou fortalecendo o Movimento, como os B. Boys, bandas de Rock, de Reggae e outros artistas que tenham trabalho para mostrar.
Olha Onde a Favela Chegou- O grupo passou por algumas formações desde seu início até hoje. Qual a formação atual do grupo?

Fase Ideológica Diz :Passamos por algumas formações sim. Já tivemos duas Mc´s, a Géssica, logo no começodo grupo.
Depois veio a Mc Nana, tivemos também o Mc Sandro, conhecido como Alex Beck, também no começo, foi uma verdadeira fase em nova Fase, mas a formação atual que se encontra são os Mc´s: Bruno Carcará,Elias Pé na Porta,Tácio T3, Danilo Facto e Rubem, o DJ Tubara … é nós Fase Ideólogica.

Olha Onde a Favela Chegou- Como surgiu essa parceira da Família STN com a NósPegaeFaz?

Bruno diz: Com a ajuda da internet podemos conhecer quem agente quiser, né? (Rsrsrsrsrs), mas não foi só isso, foi atrvés de troca de trabalhose reconhecimento valorizados de ambas as partes, reconheceram que somos de fazer algo acontecer, trabalhos, divulgações e independente disso todas as amizades que conquistamos deles e eles da gente, no meio de nós, somos todos irmãos. Salve a todos de Minas Gerais … Família NosPegaeFaz.
Olha Onde a Favela Chegou- Como foi para o grupo essa recente experiência de cantar em Minas Gerais a convite da NósPegaeFaz?

Fase Ideológica Diz : Desde já para o nosso curriculo, ganhamos váriosconhecimentos com grupos mais antigos, como Sem Meia Verdade, Crime Verba, Elemento S., Sinistro do 9 MM. De São Paulo e Mano Brown (Racionais) e Helião (RZO).
Todos esse grupos passaram muitas idéias construtivas pra gente, muita paciência de todos eles de está passando coisas boas para o grupo e também a oportunidade de está passando e mostrando o nosso trabalho pra eles, tivemos também a oportunidade de está aaprendendo várias coisas com a produção Jussara Santana e Kamphel Thawá e a satisfação de ter o nosso trabalho reconhecido pela Família NosPegaEfaz, e que independente de sermos da Família NPF, eles valorizam o nosso trabalho musical.

Olha Onde a Favela Chegou- Pelo que vocês puderam notar nessa passagem por Minas Gerais, como anda a cena por lá, o Hip Hop lá é valorizado?

Fase Ideológica Diz :Valorizado e reconhecido por muitos, lá mesmo onde foi o nosso show, públicos de vários estilos musicais, tinha o Reggae, vários roquerios presentes, moradores dos bairros chegaram junto mesmo para prestigiar o evento e sem falar que no Movimento Hip Hop são 4 elementos, e lá eles são bem unidos, um respeita o outro, com direito a jornais, rádios e entrevistas de blog´s.

Olha Onde a Favela Chegou- Dos grupos de lá, quais vocês destacariam?
 
Fase Ideológica Diz :Detacariamos todos os grupos que fazem parte da Família NósPegaeFaz, pois o tempo que passamos lá deu para perceber a organização que cada um tinha com as suas funções, todos estão de parabéns.

Olha Onde a Favela Chegou-Vocês pretendem aplicar na Família STN as experiências adquiridas por lá?

Bruno diz: Um dos integrantes da NósPegaeFaz, o Blitz teve conversando comigo sobre isso do STN está promovendo esses projetos aqui na Bahia, mas o STN não é só o Fase Ideólogica, temos que ter ajuda dos integrantes e de outros apoios, tem alguns membros da Família que acham que a Família é só divulgações. Então vamos estar na espera de que acordem e levem a sério ou agente faz com quem já estar acordado, memso porque aqui  NósPegaeFaz.

Olha Onde a Favela Chegou-Vocês tem conexões com grupos de outros estados além de Minas Gerais, se tem quais são?

Fase Ideológica Diz : Salve, salve João Bazilio, diretamente de São Paulo, e os grupos Conhecimento Fundamental e Bela Dona, diretamente de Brasília-DF é NósPegaeFaz.
  
Olha Onde a Favela Chegou- Quais são as influências músicais do grupo, e o que cada um costuma escutar?

Fase Ideológica Diz : Escutamos músicas boas que tenham conteúdo, como MPB, Rock, Reggae, Samba carioca, Jazz Bossa Nova. Dentro do Rap, estilos mais criativos e ousados que diferenciem o seu som como levadas rápidas e vocais diferenciados como caracteristicas de cada grupo.



Olha Onde a Favela Chegou- O fato do grupo ter chamado o parceiro Danilo da Banda de rock Act Of Revenge para fazer participação em algumas músicas, vocês acham que isso enriqueceu a sonoridade do Fase Ideólogica?

Fase Ideológica Diz : Nós não falamos só que enriquecemos ,falamos que fez total diferença e deve sim continuar enriquecendo, mais e mais, pois o Fase vai ter uma sonoridade bem mais eclética devida às sua influências.
Olha Onde a Favela Chegou-O grupo pretende gravar o CD ainda nesse ano de 2010?

Fase Ideológica Diz:Não, não. É muito bom ter o material em mãos, mais achamos melhor não gravar esse ano, pois estamos em processo de experimentos.

Olha Onde a Favela Chegou- Sabemos que no carnaval existe uma diversidade de sons muito grande, por tanto é uma festa muita eclética, mas que também não está assim tão familiarizada com o rap. Como foi a receptividade do público com o som de vocês?

Fase Ideólogica Diz: Apesar de ter sido a primeira vez em um circuito tradicional do carnaval, não foi uma recepção como o axé e o pagode, mas foi positivo do nosso ponto de vista.
Olha Onde a Favela Chegou- Na opinião de vocês o Rap chegou para ficar no carnaval, ou foi só uma experiência?

Fase Ideológica Diz : Sempre a espaço para todos os estilos musicais, não vamos dizer que chegou pra ficar, mas chegamos com o pé direito, não só agente, como também o bloco Aspiral do Reggae que teve a iniciativa e ousadia de colocar o Rap em um bloco de Reggae.
Olha Onde a Favela Chegou- Ainda sobre o carnaval, vocês são a favor do Rap em um circuito paralelo, semelhante ao que vem sendo utilizado no Rock (Palco do Rock), ou são a favor do Rap nos circuitos tradicionais?

Fase Ideológica Diz : Seria positivo nas duas opções, pois só assim a Bahia lá fora não seria conhecida só como a terra do axé e do pagode.
 Olha Onde a Favela Chegou- Agente sabe que o cotidiano de quem vive na periferia é difícil, mas que também temos momentos de lazer e de descontração. Qual a opinião de vocês sobre grupos que só falam de violência, retratando só o lado ruim das periferias?
 Cada um tem o livre-arbítrio para expressar o seu cotidiano e de sua comunidade da forma que achar melhor. Particularmente não gostamos de relembrar fatos negativos que vivemos no nosso dia a dia, independente da nossa realidade, o mundo é grande e existe muitas belezas que infelizmente não damos valor e deixamos de apreciar.

Olha Onde a Favela Chegou- Porque vocês acham que tem tão poucas mulheres no rap?

Fase Ideológica Diz : Primeiro por falta de apoio, incentivo e foça de vontade das próprias mulheres que não se organizam entre elas para fazer a diferença no cenário local. 


Olha Onde a Favela Chegou- Sobre a cena do Hip Hop local, quais são os grupos que vocês mais destacariam?

Fase Ideológica Diz :  Não vejo nenhum ainda em destaque, pois são grupos que estão amadurecendo e concretizando um trabalho, agora apenas se divulgando a procura do seu merecido reconhecimento.

Olha Onde a Favela Chegou- Então rapaziada … façam ai às suas considerações finais, mandem um salve para a rapaziada que acompanham o trampo de vocês e deixem os contatos do grupo.

Fase Ideológica Diz :Salve, salve o nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa mãe Lindomar, mãe do Fase, a toda rapa de Narandiba que está sempre com agente, a toda Família da NósPegaeFaz e da Família STN, João Bazilio (JB), Mano Marck, Arthur, A Família Black Clã, a toda produção de Jussara Santana e KamaphelThawá, Outra Vidda,Os caras da Freedom Soul Estúdios,Act Of Revenge, Drika, Os caras de Portão, Jorge Bala e Família,Mano Guina e aos demais que não estão mais com agente e desculpe-nos se esquecemos alguém, mas sabemos quem uitos nos querem bem.
Parabenizar os caras do Blog: Léo Morais e Paulo Brazil, que estão fazendo umas boas divulgações, não só para a Família, mas para o movimento.



Myspace FASE IDEOLÓGICA

  www.myspace.com/faseideologica  

PALCO MP3

palcomp3.com/faseideologica.

portal beiru Blog

http://www.portaldobeiru.com/

Blog: Olha Onde a Favela Chegou-

terça-feira, 25 de maio de 2010

Racionais MC's quer ser livre!



Querendo fugir do “partido” do rap, grupo prepara novo disco sem compromisso com o social

Por: Marco Tomazzoni

Lá se vão oito anos desde Nada Como Um Dia Após o Outro Dia. O último álbum de estúdio do Racionais MC’s saiu faz quase uma década e essa longa espera está prestes a terminar. O grupo de rap mais influente do país está em estúdio terminando de gravar os vocais para o disco que deve ganhar a luz do dia até o final do ano. “Muita gente cobra. Nós mesmos não aguentamos mais”, revela KL Jay, DJ do quarteto. E sabe aquela história de que o som da banda encabeçada por Mano Brown deixou de ser engajado e enveredou por um caminho diferente? É verdade.

Em entrevista ao iG, KL Jay confirmou que o Racionais está em outra era, um mundo de “homens de 40 anos”, mais maduros, preocupados em fazer música, e só. Uma prova disso é a dançante “Mulher Elétrica”, que rompe com o paradigma que o grupo havia estabelecido para o hip hop nacional, de um gênero engajado, porta-voz da periferia. A letra é romântica, quase um hino à beleza e encanto das mulheres, sem qualquer conotação degradante, tão comum nas paradas norte-americanas. Quando apareceu na Internet, há dois anos, a música sofreu preconceito por parte do público, que não sabia como reagir à mudança de rumo. Medo, talvez, de que seu ícone da resistência fosse entregar as armas. Afinal de contas, o Racionais vai virar pop, como dizem por aí?

“Devem estar com a mente travada, ficaram com aquele Racionais de 10 anos atrás na cabeça. Você passa para outro estágio, não conseguem entender onde você está e rotulam de pop, comercial”, responde KL Jay. “A gente faz e quer fazer música boa, não interessa se é pop, underground, comercial, gansgta... Tem música boa e ruim em todo lugar. Você não pode ficar preso nos rótulos. Dizem que a Rihanna é pop. Eu amo a Rihanna! Pra mim, é um puta som. Eu não sou pelo rótulo, sou pela qualidade.”

A cobrança por essa postura do passado é reflexo de uma ideologia que o próprio Racionais ajudou a criar, mas que foi radicalizada ao longo dos anos, inclusive perante a opinião pública. “A maioria não encara o rap como música: encara como partido político, lance social, de protesto. O Racionais não pode ficar preso nisso, meu. Tem que ser livre. O rap é música, antes de qualquer coisa. E música não tem fronteira”, sentencia o DJ. “A gente está fazendo música que vem da alma, de coisas que a gente viu, vê, e vive. ‘Mulher Elétrica’, por exemplo, é um puta som. É só você ouvir a música, a produção, a rima, a ideia. E os caras falam que a música é comercial, que o Racionais se corrompeu... Pelo amor de Deus.”

Nada de arrastar multidões

Querendo ou não, o Racionais é farol no cenário nacional e, influente, dita tendências sempre que libera um trabalho novo. Essa responsabilidade, no entanto, parece não passar pela cabeça do quarteto na hora de compor. O objetivo, KL Jay insiste, é não dever nada para ninguém e, desse jeito, poder falar o que quiser.


“Não podemos ter essa preocupação [com a responsabilidade] porque temos que ser livres. A gente não quer ficar arrastando multidões, embora isso aconteça. Acho que é muito mais uma questão de querer ser livre, de fazer o que você quer e quebrar barreiras. Podia ser como lá fora, pelo menos uma parte, porque lá os caras não têm de medo de falar de mulher, sexo, drogas, armas, de tudo. Por isso que é forte demais, e eles fazem shows no mundo inteiro. É liberdade de expressão mesmo.”

A cargo de Brown e Edy Rock, as letras do disco, segundo KL Jay, só ficam melhores – “eles estão muito na frente, talvez por isso sejam mal compreendidos”. Boa parte das bases já está gravada e segue um padrão de produção que, ao mesmo tempo em que é mundial, tem espírito brasileiro. O DJ tenta explicar: “É um tribal, um tambor que você não ouve, mas sabe que está lá na música. Uma coisa do Brasil mesmo, do samba com o candomblé com a batida do rap, misturados. É um som minimalista, agressivo, dançante, mas com sentimento também”. Wilian Magalhães, filho de Oberdan Magalhães, da Banda Black Rio, participa do time de produtores. Isso quer dizer esse disco pode ser mais dançante do que os outros? “Ele está muito funk anos 1970, BPM mais rápido. Funkão monstro.”

Tanto tempo sem lançar um álbum deixou o grupo com um repertório “monstro” também: até agora, são mais ou menos 30 músicas prontas. Mas, ao contrário de Nada Como Um Dia Após o Outro Dia, nem tudo não vai ser lançado na mesma época. “Comercialmente é difícil lançar um disco duplo. Fica mais caro, mais difícil de vender e somos os donos da gravadora [Cosa Nostra]. Estamos pensando em lançar discos mais rápido, talvez um agora com 10 faixas e outro no ano que vem com mais 10.” Se até o Racionais está preocupado com a indústria fonográfica, alguma coisa de fato está prestes a acontecer. Difícil vai ser segurar a ansiedade.

Fonte: Loko do Cerrado 

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projeto D´Áfricas Hip-Hop



Salve Rappa, dia 27 desse mês ,Vai rola mas um Projeto D´Áfricas Hip-Hop e contara com o Grupo: Opanijé e com os convidados : Suspeito 1-2,  DJ Márcio Cannbal da ErÊ jittolú e DJ Edilson do elemento x tocando Miami bass, o local é o mesmo Bar Sankofa ,Pelourinho,  Horario :19:00. Valor 2,00 R$ Apenas . Vamos colar ai  nesse evento. tá barato de mas pra curti um Rap do bom.




Muita Pazz...


domingo, 23 de maio de 2010

Projeto Passar livros




Salve Salve Família ! Venho pede a atenção de todos sobre um projeto Que estamos trazendo pra Salvador chamado“Passar Livros” esse Projeto já vêem sendo realizado em Poços de Caldas MG, por Ângela pedagoga e Jéssica Balbino Jornalista, A idéia é distribuir os livros nas praças e ruas centrais e dar a cada um a responsabilidade de fazer as histórias continuarem a circular... Pedimos a colaboração de todos Que possua livros em bons estados, que Faça Doação, Qualquer ajuda já está de Bom tamanho, 



Danilo Henrique : Blog (Literatude) http://daniloliteratude.blogspot.com/

Tel:   (71)8602-1510 ,
E-mail:  danilo_creze@hotmail.com

Léo de Morais: Blog- (Olha onde a favela chegou )
Tel: (71)8636-3239,9155-8919E-mail: leo-moraes15@hotmail.com



Muito Obrigado!!


Muita Paz !!